top of page

WHO WE ARE

DICAS DE VIAGENS

1 – Qualquer destino é um destino?

Talvez você não tenha dinheiro agora para viajar para o outro lado do mundo, por isso a parceria entre o CINPer Brasil e a Eretz Tur pode ajudar você. Nosso espirito é entender  as necessidades dos nossos peregrinos, através desses anos realizamos sonhos e transformamos  pessoas com o resultado da nossa visão de atendimento e trabalho. Temos a expertise em peregrinações, e tem sido determinante em nossa história o turismo religioso,  organizamos  grupos e formamos peregrinações. Comece a diferenciar seus destinos e a encarar qualquer destino como uma oportunidade de peregrinação e sua vida de viagem vai ser bem mais interessante.

 

2 – Na Peregrinação todos os dias são domingo

Em nossas peregrinações todos os dias temos a santa missa, nos luagres santos e santuários em que passamos. É bom lembrar que muitas atrações, em todos os cantos do mundo, não abrem em determinado dia da semana – e esse dia muitas vezes é segunda-feira. Então, em nossos roteiros analisamos bem cada detalhe para você desfrutar muito mais e melhor.

 

3 – Participe das reuniões preparatórias

Antes de chegar a um novo destino, faça o pequeno esforço de participar das reuniões preparatórias sobre o roteiro, as orientações, os locais. Pode parecer bobagem, mas vai fazer você ter um entendimento bem melhor do que está vivenciando. Leia também as informações: clima, costumes, um pouco da história, os principais bairros, a religião predominante, o formação étnica..

 

4 – Olhe para trás

Como comenta o Pugialli: “Se tem uma dica que eu acho importantíssima ao viajar é: olhe para trás, olhe para os lados, olhe para cima. Às vezes estamos tão focados em encontrar o local X que colocamos um cabresto imaginário e olhamos apenas para frente ou para o mapa em nossas mãos. A quantidade de cenários incríveis que perdemos ao fazer isso é a prova que apenas viajar para um local não quer dizer realmente aproveitá-lo”.  Muitas vezes estava encarando uma rua e, ao olhar para trás por algum motivo aleatório, encontrei uma igreja incrível, um prédio expremido entre plantas, um pôr do sol fantástico que não havia percebido.

 

5 – Saiba o básico da língua local

Saber dizer Oi, Obrigada, Por Favor e Tchau na língua local não é um esforço enorme e faz de você uma pessoa bem mais simpática.

6 – Você é um PEREGRINO

Como um peregrino em um novo local, não é seu papel julgar, mudar, sujar, bagunçar, incomodar… Tenha SEMPRE em mente que você é um visitante e tudo fica mais fácil.

 

7 – Ouça os barulhos

Nunca vou entender quem anda por um destino novo com fones de ouvido. Cada cidade tem seus barulhos e às vezes eles dizem muito sobre a cultura local. Evite ficar no cellular passando mensagens, deixe isso para fazer no hotel a noite e aproveite ao máximo para estar com o grupo, ouvindo as orientações do Diretor Espiritual e as informações do guia.

 

8 – Repare nas propagandas, veja a TV local

Uma vez liguei uma televisão e estava passando… uma novela brasileira! As famosas atrizes brasileiras dubladas em outros idiomas divertiram a minha noite. Então tente reparar nas propagandas em revistas e outdoors, ligue a TV local, fique atento ao estilo dos produtos culturais mais corriqueiros e você vai aprender bastante sobre o local.

 

9 – Faça listas de primeiras impressões

Tenha um daqueles caderninhos bem levinhos e uma caneta e vá anotando algumas de suas impressões sobre o local. Claro que dá para fazer no celular, mas eu gosto de fazer em algo físico para guardar depois e servir como lembrança.

 

10 – Saindo do aeroporto, olhe pela janela

Depois de mandar aquela mensagem “MÃE, TO VIVA/O”, desgrude do celular e olhe pela janela do ônibus, …

 

11 – Experimente a comida local

Faça o possível e o impossível para provar o máximo possível da culinária local – isso é parte da viagem!

 

12 – Carregue papel higiênico / lenços

Às vezes você vai ficar imensamente feliz de ter um papel higiênico ou lenços em sua mochila.

 

13 – Coloque o seu passaporte em um saco plástico

A água pode destruir o seu documento mais importante. Mantenha ele sempre em um lugar seguro sob sua vigilância permanente.

 

14 – Carregue uma canga

Uma canga é bem útil na praia né? Mas também é útil para fazer um piquinique no parque, para se esquentar do ar-condicionado congelante do avião, para tapar os braços ao entrar em um templo, para amarrar uma coisa na outra, para usar como lençol, para limpar algo… É ÚTIL PARA TUDO.

15 – Veja a previsão do tempo

E esteja preparado para uma chuva, um calor, neve… Ser peregrino não significa estar sempre desavisado.

 

16 – Não desacate autoridades

Pode parecer exagerado, mas já vi muito peregrino sem noção desacatando autoridades e se dando mal. Mesmo que não concorde com isso ou aquilo, não desacate autoridades, as confusões internacionais são nada fáceis de resolver.

 

17 – Não seja o fotógrafo sem noção

Não arrisque sua vida por uma foto. Não empurre outras pessoas por uma foto. Não gaste 30 min procurando a foto ideal. Respeite filas implícitas para aquela foto naquele lugar lindão. Ou seja, não seja o fotógrafo sem noção, ninguém gosta dele.

 

18 – Deixe o que for caro em CASA

Tem necessidade levar o anel que sua vó deixou de herança para uma viagem? Não, não tem. Então deixe em casa, bem longe de suas aventuras, aquilo que lhe for importante de verdade, seja pelo valor monetário ou pelo valor sentimental. Você não vai precisar joías caríssimas e de valor sentimental na peregrinação.

 

19 – Lembre que é possível lavar roupas

Principalmente em países quentes, lave roupas frequentemente e aproveite para ter uma malinha bem pequena.

 

20 – Use sapatos CONFORTÁVEIS

Pelo amor de deus: não use sapatos desconfortáveis ao viajar, você irá se arrepender mortalmente.

 

21 – Tente fazer amigos

Geralmente, quando viaja sozinho sempre aparece alguém para dividir o quarto porque o custo é menor, para isso recomendamos que procure ter a melhor convivência.

 

22 – Vai ter perrengue, aceite

Viajar é também passar por perrengues. Faz parte. Aceite.

 

23 – Avião nem sempre é a melhor opção

A gente tem mania de achar, vindo de um país de proporções continentais, que o avião é a melhor opção de transporte – nem sempre é! Procure se o trajeto que você precisa fazer não é mais fácil de ônibus, trem … Não só os valores às vezes podem ser mais interessantes, como a própria logística, visto que muitos aeroportos ficam BEM longe da cidade.

 

24 – Menos fotos, mais memórias

Amo tirar fotos, não vou negar, mas às vezes tento guardar o celular ou a câmera e simplesmente viver o momento.

 

25– Atenção 360°

Seja por motivos de segurança ou para curtir ao máximo o visual, tenha seu radar ligado o tempo todo.

 

26 – Caminhe o máximo possível

Nas peregrinações é comum caminharmos mais que o comum, porque o transporte nem sempre tem acesso ao centro histórico, então como já foi dito, lembre de estar com sapatos confortaveis para caminhar.

 

27 – Entenda o que você gosta de conhecer

Museus? Praias? Prédios históricos? Estádios de futebol? Cada peregrino tem seu tipo de viagem, não queira que o seu prevaleça sempre e descubra o seu e tenha viagens bem mais gratificantes.

 

28 – Se vista de forma apropriada

Não apenas em templos e igrejas, perceba como se vestir de forma apropriada, principalmente em países culturalmente diferentes do seu. Pois, como sempre, é imporante lembrar que você é um peregrino.

 

29 – Ao viajar para o exterior diga que é brasileiro

BRASIL! A maioria dos gringos ai por fora gosta de brasileiros, o que pode te garantir aquele tratamento especial ou um descontinho bacana.

 

30 – Entenda como funcionam os rolês monetários no local

Gorjeta? 10%? Negociar? Isso não está escrito em local algum. Nos mercados da Turquia, não negociar é quase falta de educação! Ou seja, pergunte ao guia como é o “rolê monetário” no local e esteja preparado.

 

31 – Use a mochila na frente em locais movimentados

Essa dica a maioria dos brasileiros já conhecem: se estiver em um local muito movimentado e temer pelos seus bens, use a mochila na frente, como um bebê.

 

32 – Bolsos não são confiáveis

Não deixe o seu celular/carteira no bolso da calça/short/saia, nem mesmo por 2 segundos. Em lugares turísticos, não importa onde, do país mais rico ao mais pobre, “roubos de carteira”, daqueles que você nem percebe, são muito comuns, afinal, muitos turistas estão sempre desligados.

 

33 – Se lembre todos os dias que experiências > coisas

Viajar é maravilhoso e faz a gente perceber cada vez mais que aquela brusinha e aquele celular última geração talvez não sejam tão importantes quanto parecem.

 

34 – Viagem é para CURTIR

Peregrinar não é para se estressar e sim para viver uma experiência de Fé.

Então respire fundo quando for necessário e siga essas dicas para fazer de sua viagem mais relaxante.

Logo Cimper cinza.png

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

bottom of page