top of page

WHO WE ARE

O PAPEL DO DIRETOR ESPIRITUAL

O papel do Diretor Espiritual é nos dirigir espiritualmente, visando nosso crescimento. Esta direção se faz necessária para termos quem guie nossos passos até Deus. Além disso, tem a função externa que é a de ser referencia para aqueles que não compõe o grupo e a interna que é o auxílio à coordenação do CINPer.


O diretor espiritual nos aconselhou a buscar a santidade de forma simples, com o pé no chão, a não querer apenas as coisas extraordinárias, mas vier o reino dos céus nas pequenas coisas, dentro de nossas casas, nos estudos, amando o que somos, nosso pobreza e pequenez, porém, com auto conhecimento e vigilância, com conivência em nossos atos, repudiando sempre o que é pecado. “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 1 Jo 2, 1-2.


A presença dele, tão cheia de Deus, me remete a duas pessoas que muito souberam amar a Cristo e aos irmãos, o peregrino do amor João Paulo II e a doutora do amor Santa Teresinha. Remeteu-me ao peregrino do amor devido a sua carta aos jovens “... Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo... Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte... Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos [...]” e a maravilhosa Santa Teresinha do Menino Jesus devido a essas duas frases: “O que agrada a Deus em minha pequena alma é que eu ame minha pequenez e minha pobreza, é a esperança cega que tenho em sua misericórdia” e “Quero encontrar um meio de ir para o céu por uma via muito direta, muito curta, uma pequena via totalmente nova.” 


Confirmando mais uma vez em meu coração que a minha vocação é o amor, o amor nas pequenas coisas, na simplicidade, o amor nos meus atos, aos meus estudos, amar através do meu sorriso, através do meu olhar, porque o que é feito com amor fica, cura, toca, transforma! Desejo, com todo amor que tenho, que todos os corações também tenham a certeza e o desejo ardente de viver a vocação a que somos chamados.


A nossa experiência nas peregrinações faz nos acreditar que o diretor espiritual faz toda a diferença durante a nossa caminha nos passos de Jesus e visitando os santuários. A peregrinação bem conduzida pelo sacerdote é uma rica oportunidade, tanto de restauração pessoal, do grupo, social como de viver a solidariedade com o universo. Através da convivência com pessoas de diversas origens e condições vamos descobrindo a grandeza e a beleza do ser humano, das culturas que se expressam através de vários modos como os lugares simbólicos, monumentos, templos, símbolos, espaços, formas de comunicação verbal e não verbal, comportamentos, pessoas, manifestações sagradas. 


A Peregrinação é ainda oportunidade de celebrações nas localidades, de convivência e descoberta, de experiências religiosas inéditas que podem favorecer uma vivência nova da fé cristã. 


Por isso o CINPer convida sacerdotes, para acompanharem os turistas com o objetivo de favorecer o seu crescimento espiritual e ajudar a fazer da peregrinação um caminho de fé. Para isso, o CINPer ajuda os padres na organização do Grupo de Peregrinos, oferece sua viagem totalmente grátis – aérea e terrestre. 


Santo João Paulo II 


“Desejamos que o peregrino encontre o mistério de Deus, descobrindo o Seu rosto de amor e de misericórdia. Que em meio ao caminho o peregrino seja conduzido à escuta da Palavra de Deus, à celebração sacramental, à conversão pessoal e a assumir o compromisso na construção do Reino de Deus. A Igreja, ao incentivar a prática da peregrinação ou do Turismo Religioso, vê em tais iniciativas uma excelente oportunidade para a ação evangelizadora, ou seja, os peregrinos, uma vez despertados para a fé, sejam incentivados à vivência comunitária, a um processo de iniciação cristã e de maturidade na sua fé”. 

Logo Cimper cinza.png

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

bottom of page